quinta-feira, 12 de janeiro de 2017




                                                                         


Carl von Linné


Carl von Linné,  nasceu em 1707 em Rashult, Sweden e faleceu em 1778 em Uppsala, Sweden. 

Médico, naturalista, foi o criador da nomenclatura binomial dos seres vivos e pai da  moderna sistemática. 

Estudou Medicina e História Natural na Universidade de Lund em 1728, transferindo-se para Uppsala.

Em 1732, visitou a Lapônia(região norte da Escandinávia), uma expedicão custeada pela Universidade de Ciências de Uppsala,  que durou cinco meses.

Como resultado dessa viagem sua obra intitulada" Flora Lapponica", foi editada em 1937 em Amsterdam, onde descreve aspectos geográficos, plantas,  animais da região, sobre os povos Sami e suas tradições. 

                                                


Flora Lapponica

                                                   

                                                                   
                                                                System a Naturae
                                         
                                                 

          
                                        The Linnaeus Garden

                            
                                       O jardim com 1.300 espécies, foram cultivados por ele de acordo com o seu próprio sistema, tornando-o muito especial. Foi o primeiro jardim botânico na Suécia, fundado em 1655 por Olof Rudbeck e restaurado pelo projeto de Linné e Carl Harleman em 1745.


Fontes de pesquisa: http://www.dnfc.net/; wikipédia.org; larousse cultural;http://www.linnaeus.uu.se/



sábado, 7 de janeiro de 2017




              William Edward Burghardt Du Bois




  W.E.B. Du Bois - William Edward Burghardt Du Bois, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1868 em Great Barrington(cidade localizada no condado de Berkshire,Massachussetts, Estados Unidos) e faleceu  no dia 27 de agosto de 1963 em Ghana(localizado ao longo do Golfo da Guiné e do Oceano Atlântico , na sub-região da África Ocidental).  

Ele foi um historiador, sociólogo, ativista, líder, autor e editor estadudinense. Em 1888, obteve seu bacharelado em artes na Universidade Fisk em Nashville, Tennessee.  Graduou-se em Harvard, tornando-se o primeiro afro-americano a obter um doutorado. Na Universidade de Atlanta se tornou professor de história, sociologia e economia.  

Tornou-se assistente de instrutor em sociologia na Universidade da Pensilvânia em 1896-1897. Publicou a obra: "The Philadelphia Negro - A Study Social" em 1899; resultado de um estudo sociológico pioneiro de uma comunidade urbana. Obra que garantiu a Du Bois o lugar entre os maiores estudiosos da América.  

Du Bois estudou com alguns dos pensadores sociais mais importantes de seu tempo. 
Ele ganhou fama pela publicação de obras como Souls of Black Folk (1903)

Du Bois foi fundador e secretário-geral do movimento Niágara em 1905, liderando um grupo de ativistas afro-americanos que lutavam por direitos iguais para os negros; uma liderança que lhe concedeu proeminência nacional. 

Em 1909 ele foi um dos fundadores da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas Coloridas(NAACP), diretor de publicidade e pesquisa, membro do conselho de administração e editor da revista oficial "The Crisis". 

Um ano após a morte de Du Bois, a lei dos direitos civis, que incorporava muitas das reformas que ele defendeu em toda sua vida, foi promulgada. 

Fontes de pesquisa: http://www.history.com; www.naacp.org; http://www.geledes.org.br/
      

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017



                       Maurice Maeterlinck 




 Maurice Maeterlinck, escritor de expressão francesa, nasceu no ano de 1862, em Gent(capital da província de Flandres- Bélgica) e em 1949 terminou seus dias em Nice, França. Estreou como poeta simbolista(As estufas quentes, 1889).

Com sua primeira peça "A Princesa Maleine" recebeu elogios entusiastas do crítico literário de Le Figaro em 1890. Levou para o teatro o mesmo estilo literário com "Pelléas et Melisande", 1892, onde sob uma névoa de mistério, os personagens eram submetidos a forças obscuras e malfazejas.

 Em 1902 escreveu, com mais leveza, a peça "Monna Vanna" e em 1909, o "Pássaro Azul" que emanou uma energia fantástica. 

Escreveu em 1901, inspirado na natureza, a peça " A vida das abelhas" Em 1911 recebeu o Prêmio Nobel. Mostrando-se cada vez mais preocupado com os problemas metafísicos escreveu a "A vida das formigas em 1930.



Fonte de pesquisa: Grande Enciclopédia Larousse Cultural; 

Foto: global.britannica.com; bluebird-electric.net/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017


                                                   


                            Bjornstjerne Bjornson


Bjornstjerne  Bjornson - Norueguês nascido em Kvikne(ex-município e uma povoação de montanha localizado na região de Hedmark - Noruega).

Escritor neo-romântico buscou conscientizar a população, através da Literatura e a política, sobre a importância da cultura norueguesa. 

Seu estilo enveredou pelas histórias camponesas "Synnove Solbakken"(1857) aos dramas históricos "Entre os combates"(1857).

Sentiu-se inspirado ao viajar a Roma pelos valores do classicismos e a escrever a trilogia "Sigurd Slembe"(1862). 

Estando a favor da separação da Noruega e Suécia, publicou "Poemas e cantos"(1870), que daria origem ao hino nacional norueguês.

 Escreveu sobre os conflitos gerados pela evolução política e social "Paul Lange e Tora Parsberg"(1898) e o confronto de gerações"Quando floresce o vinho novo"(1909). Essas foram as suas últimas obras. 



Fonte de Pesquisas: Grande Enciclopédia Larousse Cultural: Store Norske Leksikon


George Bizet


George Bizet - Compositor francês que nasceu em Bougival(uma Vila da região administrativa da ile- de-France, no departameno de Yvelines, Paris) em 1838, e falecido em 1875. 

Prêmio de Roma em 1857, dedicou-se ao teatro lírico.Depois de sua morte, suas principais obras alcançaram grande êxito: Os pescadores de pérolas, 1863; A linda jovem do Perth, 1866; A arlesiana, 1872  e  Carmen, 1875. Revelou-se um compositor original, melodista incomparável, brilhante orquestrador, e fino dramaturgo. Escreveu também peças para piano, como "Jogos de crianças" para quatro mãos, 1871, melodias, cantatas. 

A Ópera Carmen causou um grande incômodo ao público, que a considerou imoral. A imprensa ficou dividida, uma parte dela a criticou severamente. Infelizmente ele não viveu para ver o grande sucesso que se transformou "Carmen", 10 anos depois, sendo apresentada em diferentes montagens em toda a Europa.


    Fonte de pesquisas: Grande Enciclopédia Larousse Cultural: http://musicaclassica.folha.com.br/