W.E.B. Du Bois - William Edward Burghardt Du Bois, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1868 em Great Barrington(cidade localizada no condado de Berkshire,Massachussetts, Estados Unidos) e faleceu no dia 27 de agosto de 1963 em Ghana(localizado ao longo do Golfo da Guiné e do Oceano Atlântico , na sub-região da África Ocidental).
Ele foi um historiador, sociólogo, ativista, líder, autor e editor estadudinense. Em 1888, obteve seu bacharelado em artes na Universidade Fisk em Nashville, Tennessee. Graduou-se em Harvard, tornando-se o primeiro afro-americano a obter um doutorado. Na Universidade de Atlanta se tornou professor de história, sociologia e economia.
Tornou-se assistente de instrutor em sociologia na Universidade da Pensilvânia em 1896-1897. Publicou a obra: "The Philadelphia Negro - A Study Social" em 1899; resultado de um estudo sociológico pioneiro de uma comunidade urbana. Obra que garantiu a Du Bois o lugar entre os maiores estudiosos da América.
Du Bois estudou com alguns dos pensadores sociais mais importantes de seu tempo.
Ele ganhou fama pela publicação de obras como Souls of Black Folk (1903)
Du Bois foi fundador e secretário-geral do movimento Niágara em 1905, liderando um grupo de ativistas afro-americanos que lutavam por direitos iguais para os negros; uma liderança que lhe concedeu proeminência nacional.
Em 1909 ele foi um dos fundadores da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas Coloridas(NAACP), diretor de publicidade e pesquisa, membro do conselho de administração e editor da revista oficial "The Crisis".
Um ano após a morte de Du Bois, a lei dos direitos civis, que incorporava muitas das reformas que ele defendeu em toda sua vida, foi promulgada.
Fontes de pesquisa: http://www.history.com; www.naacp.org; http://www.geledes.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário